Compreender como o timing afeta a eficácia da medicação
A hora do dia em que toma um medicamento pode influenciar significativamente o seu efeito, segurança e tolerância. Isso está relacionado a ritmos biológicos naturais do corpo, alterações na absorção, metabolismo, interação com alimentos e a própria função do medicamento no organismo[EMA; FDA].
Medicação matinal
Alguns medicamentos são preferencialmente tomados pela manhã para otimizar seu efeito durante o período de maior atividade do paciente, como:
- Antihipertensivos: controlam a pressão arterial que tende a subir ao longo do dia devido ao stress e atividade. Embora alguns possam e devam ser tomados ao deitar ou antes de jantar.
- Antidepressivos: sintomas depressivos e ansiosos costumam aumentar com a exposição a situações diárias.
- Protetores gástricos: podem ser tomados em horários distintos conforme orientação médica. Veja as nossas Top Tips.
- Hormona tireoidiana e medicação para osteoporose: É importante tomar medicamentos para a tiroide sempre em jejum ao acordar, com pelo menos 30 minutos antes do primeiro alimento, para garantir absorção adequada. Para osteoporose, recomenda-se além de 45 minutos de jejum também a posição em pé durante o mesmo tempo para maximizar a absorção.
Se esquecer de tomar um medicamento, o ideal é tomar assim que se lembrar, respeitando as orientações de jejum ou com alimentos, para evitar perdas terapêuticas significativas[Examine.com].
Medicação noturna
Há medicamentos que devem ser tomados à noite, seja para minimizar efeitos colaterais (exemplo: sonolência) ou otimizar sua eficácia natural:
- Medicamentos sedativos: benzodiazepinas, zolpidem, anti-histamínicos (hidroxizina, cetirizina), relaxantes musculares (ciclobenzaprina, tiocolquicosido), mirtazapina e antidepressivos tricíclicos como a amitriptilina e trazodona.
- Medicamentos com efeito dependente do ritmo circadiano: estatinas (para o colesterol), pois a maior produção hepática de colesterol ocorre à noite.
- Outros: tansulosina, para reduzir micção noturna em casos de hiperplasia prostática benigna.
Com ou sem alimentos?
A presença ou ausência de alimentos no estômago afeta a absorção de muitos medicamentos:
- Medicamentos como AINEs(Anti-inflamatórios) devem ser tomados com alimentos para minimizar irritação gástrica.
- Outros medicamentos, como levotiroxina (tireoide), fosfomicina e alguns bloqueadores de canais de cálcio (lercanidipina), requerem estômago vazio para melhor absorção.
- O conceito de jejum considerado é pelo menos 30 minutos antes do alimento ou 2 horas depois da refeição, sendo a manhã o horário ideal para jejum seguro.
- Esomeprazol deve ser tomado 30-60 minutos antes de alimentos para máxima eficácia.
A importância da consistência
Tomar medicamentos sempre nos mesmos horários ajuda a manter níveis eficazes no sangue, reduz riscos de esquecimentos e melhora a adesão ao tratamento.
A rotina é parte fundamental da gestão medicamentosa[EMA; FDA].
Excepções e planos personalizados
Consulte sempre o seu farmacêutico ou profissional de saúde para obter conselhos adaptados à sua situação específica e às suas necessidades. Condições de saúde individuais, outros medicamentos e a sua saúde geral podem afetar os melhores horários para tomar os seus medicamentos.
Seguindo estas diretrizes e consultando o seu profissional de saúde, poderá maximizar os benefícios dos seus medicamentos e manter a sua saúde de forma eficaz. Lembre-se, o seu farmacêutico é um recurso valioso na gestão do seu regime de medicação, oferecendo conselhos e apoio personalizados.
Mantenha-se Sempre Informado
Inscreva-se na nossa newsletter para receber diretamente na sua caixa de entrada as mais recentes novidades sobre saúde e ofertas especiais.
© 2024 Farmacia para Todos all rights reserved
Developed By Codedesign